O Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) está em reunião do Bureau Político (BP). É nessa reunião que vão ser encaminhadas os documentos para o Comité Central. Este órgão máximo deliberativo do partido no intervalo de dois Congresso vai juntar os documentos que serão entregues a comissão nacional preparatória para assembleias de bases, sectoriais e consequentemente seleccionar as propostas para o VIIIº Congresso a ter lugar em Cacheu numa data a indicar.

Dentre várias propostas na agenda, uma delas, é aquela do Projecto liderado, por Dr. Abubacar Demba Dahaba. Considerado neste momento uma das propostas mais democráticas, através do modelo de liderança que propõe, o Projecto Demba Dahaba vai convencer os mais de 350 delegados a indicarem Secretário-geral e presidente, como a opção para discutir nas bases.

Tendo em conta a existência de mais dois modelos para optar e com apoios de peso, os apoiantes de Demba Dahaba defendem que “é muito importante” os militantes do partido reflectirem”, porque o futuro do PAIGC é que está em causa.

Num comentário a este modelo (secretário-geral e presidente), Abubacar Demba Dahaba não tem dúvidas que, se os militantes do PAIGC pretenderem ter um partido com maior organização devem escolher o seu Projecto.
Importa informar que, as reuniões do Bureau Político do PAIGC terminam na noite do dia 30 e na manhã do dia 31 deve iniciar o Comité central. Depois da reunião do CC, a comissão Nacional Preparatória vai levar as propostas aprovadas para o debate nas bases. Só no final destes trabalhos é que se vai marcar a data do Congresso.