O Homem de perfil certo para o lugar certo, está a beira de receber o testemunho para mudar o PAIGC. Fazer o partido reencontrar os seus valores, assumir a sua responsabilidade para com o país e guineenses e afirmar-se no concerto das Nações. Dr. Abubacar Demba Dahaba. Dado como certo no cargo de Secretário Nacional, vai sem dúvidas ser indicado como cabeça de lista do partido nas próximas eleições legislativas. futuro Primeiro-ministro da Guiné-Bissau.
Ontem (25 de Novembro) no dia da apresentação oficial da candidatura, Dr. Abubacar Demba Dahaba, ouviu mais falar da era de renovação. Uma renovação que o partido tem de enfrentar, segundo o próprio candidato. Demba Dahaba alertou aos militantes do PAIGC sobre a necessidade de reorganizarem e apostarem em figuras competentes, porque o país está numa fase crucial.
"O período do Congresso no PAIGC, coincide com o período das eleições. É um momento crucial para fizermos aposta certas no PAIGC e para a Guiné-Bissau", assegurou. Abubacar Demba Dahaba assumiu perante aos militantes, dirigentes e simpatizantes do PAIGC, que é candidato para relançar a dinâmica do partido. "Mas isso não dependerá exclusivamente de mim. Dependerá de todos nós. Devemos tudo fazer para evitar que o partido caia num colapso político", reforçou.
A sua visão para o PAIGC, para além de defesa e aplicação dos valores modernos e democráticos, é restituir ao partido os seus valores. "E o VIIIº Congresso tem de ser um marco importante para esta viragem que todos nós queremos. Cacheu para além de uma oportunidade de renovar os órgãos do partido, deve ser um Cassacá - II. Espaço para recuperar os sagrados princípios do partido. E a recuperação dos princípios do partido passa pela aplicação de outro modelo de liderança. O actual falhou porque facilitou todos os males que até aqui aconteceram".
Falando da liderança, Abubacar Demba Dahaba insistiu que o partido tem de mudar em várias vertentes. E essa mudança, segundo ele deve iniciar em Cacheu. "Decidi entrar neste desafio, porque quero melhorar a democracia no partido e reforçar as estratégias de desenvolvimento", frisou.
Dahaba pediu aos militantes e os congressistas para estarem atentos e não permitirem que o partido seja conquistado por pessoas com interesses não identificados. "O PAIGC não pode permitir no seu seio que haja pessoas cometem continuamente os erros. Porque cada erro cometido é perda de credibilidade", avisou.
Ele que nunca perdeu de vista a união no partido, disse que o seu primeiro grande desafio é promover o encontro da grande família do PAIGC. "E com apoio de todos, vamos conseguir", rematou o homem de esperança que precisou mais de 30 minutos para concluir os cumprimentos. Não foi mesmo possível apreciar a apresentação do Kabaró, Mavongo.
 

"Conheci Dahaba desde pequeno, lutando sempre para o bem do PAIGC", Manecas, ex-Combatente
 
No Azalay Hotel, estavam muitos militantes do PAIGC. No uso de palavra apenas quatro pessoas tiveram o privilégio. Abel da Silva na qualidade de coordenador do Projecto de apoio (G - 7); Carlos Domingos Gomes (Cadogo Pai), como amigo e colega de governação no GUN - 1999/2000; Abubacar Demba Dahaba como candidato e Manuel Maria Monteiro dos Santos (Manecas) como ex-combatente.
Carlos Domingos Gomes recordou os episódios de governação, onde na condição de ministro de Finanças, Dr. Abubacar Demba Dahaba deu provas de boa gestão. "Lembro que sempre que algum de nós levasse um documento para ele assinar, fazia avaliações. No fim, se o interesse da nação não estiver em primeiro lugar, ele recusava assinar. mesmo que invocasse o nome do Primeiro-ministro, ele não voltava a atrás. Portanto, temos pela frente, um gestor competente e responsável. Ele está a altura das responsabilidades que poderá a vir assumir no futuro", disse Cadogo Pai.
Com um discurso escutado religiosamente e efusivamente aplaudido, Manecas dos Santos foi factualista ao confessar que, não obstante ser conotado com Plataforma, aproximou de Dahaba, em função das virtudes ímpares que este apresenta. Um homem competente, honesto e trabalhador. Um militante de primeira hora que sempre privilegiou o partido. "PAIGC é portador de um Projecto de sociedade justa e moderna. Estes valores estão a ser desvirtualizados hoje. Nós, como veteranos, não estamos interessados em lugares de governação, mas estamos comprometidos em ver a frente do PAIGC, militantes competentes capazes de levar o partido a respeitá-los e ajudar a Guiné-Bissau. Dr. Abubacar Demba Dahaba que conheci desde pequeno reúne essas condições", considerou.
O lançamento da candidatura de Dr. Demba Dahaba, foi uma oportunidade para Manecas (combatente respeitado e com espaço no PAIGC) falar sobre a sociedade guineense nos dias que correm. Disse que está com medo, porque as mudanças estão a serem verificadas apenas no sentido negativo. "A sociedade não está bem, mas o nosso partido também não está. Não podemos continuar num partido que diariamente perde os seus princípios e cruzamos braços. A sociedade perde os seus princípios e o PAIGC também. Por isso, estamos nessa luta para ajudar na reorganização".
A título de exemplo da perda de valores na sociedade, Manuel Maria Monteiro dos Santos /(Manecas) recordou que, hoje quem rouba na Guiné-Bissau não é chamado ladrão. "É considerado de macho. valente. Isso, não está correcto e precisa de ser mudado. Mas pode ser só com o respeito aos valores e princípios. E Dahaba tem valor e tem princípio. Porque apesar dessa sociedade estar corrupta, ele não se vendeu", elogiou Manecas, seguido de um aplauso ensurdecedor dos presentes.
Insistindo na descrição de Demba Dahaba que disse conhecer muito bem, Manecas acrescentou que o potencial vencedor do cargo de Secretário Nacional cresceu no PAIGC e num desrespeitou os princípios. "Estamos numa corrida com um objectivo apenas: Mudar o nosso partido e a nossa sociedade pela positiva. Não tenho dúvidas que se ganhar, vai ter muito trabalho para fazer essas mudanças", concluiu Manuel dos Santos.