O Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde, vai realizar o seu VIIIº Congresso Ordinário de 7 a 10 de Novembro. Antes do Congresso, foram várias as propostas feitas para a revisão dos Estatutos. A primeira proposta apresentada veio dos veteranos através da Plataforma para Unidade e Coesão Interna e que defendia um presidente apenas para o PAIGC e que esteja fora de qualquer estrutura ligada a governação. A segunda foi apresentada por alguns candidatos, que consistia em manter os actuais Estatutos. Isto é ter igualmente um presidente que consequentemente é candidato ao cargo de Primeiro-ministro. A terceira proposta, foi apresentada por Abubacar Demba Dahaba, inspirado na Reflexão do Grupo dos 7 chamado G7. Uma proposta que consiste em dotar o PAIGC de duas figuras na liderança. Um Presidente do partido e um Secretário Nacional. O secretário Nacional é candidato do Partido à Primeiro-ministro. O objectivo dessa proposta era desconcentrar os poderes e permitir que os elementos da direcção prestem contas ao partido.

Durante os 11 dias em que decorreram o Comité Central, os dirigentes do PAIGC acabaram por recomendar através de uma resolução, que a proposta que permite um secretário Nacional e o presidente seja levado à conferências de base. Isto é, este será o documento em que vai sair a nova liderança do partido.

Apesar de ser uma proposta feita pelo seu Grupo, Abubacar Demba Dahaba não quer que seja considerado o vencedor do Comité Central. “Não. Acho que quem vai ganhar é o PAIGC. No nosso Projecto pensamos e continuamos a pensar que só a descentralização pode dar tranquilidade e democracia necessárias ao PAIGC. Felizmente, a maioria dos membros do Comité Central entendeu a mensagem e estamos de facto felizes por termos apresentado uma proposta aceite”, reconheceu.

Abubacar Demba Dahaba disse acreditar que o seu Projecto vai ganhar o próximo Congresso e será ele o Secretário Nacional do PAIGC para os próximos quatro anos. Se os militantes aceitaram o nosso modelo, é porque acreditam que é o melhor. Agora, o que acho que faltou é confiar-nos o poder para implementarmos este modelo”, disse o candidato.

Dahaba continua a defender que, o PAIGC só vai reencontrar quando os militantes elegerem para a sua liderança pessoas capazes. “O nosso passado disse aquilo que somos capazes de fazer. E estamos dispostos para servir o PAIGC e o país. Agora, o que para nós é importante, é a capacidade dos militantes em fazer opção. São de facto tantos os candidatos. Mas quem são os melhores. Quem pode unir; quem pode reconciliar? Qual é o passado de cada um? Isso que para nós, deve ser fundamental no futuro”, prosseguiu.
Abubacar Demba Dahaba vai anunciar a sua candidatura ao cargo de secretário Nacional do PAIGC no dia 18 de Outubro corrente na cidade de Buba, e já no dia 21, em Bissau apresentará como candidato, numa cerimónia que vai decorrer no Azalay Hotel.